Get creative on redbubble.com

Get creative on redbubble.com
Tuesday, December 17, 2013

Devaneios sobre relacionamentos

imagem via Yahoo! Mulher
"Antes só que mal acompanhado". "Mais vale estar sozinho do que se chatear".... Essas são algumas das frases que quem esta sozinho costuma usar para se justificar perante amigos, sociedade ou até mesmo para conseguirem dormir a noite. 

Verdade é que ninguém esta sozinho por opção. Regra geral ou ainda não encontrou alguém ou acabou de sair de um relacionamento e não tem a menor pressa de se meter em outro. Relacionamentos são coisas complicadas e a verdade é que muitos não tem disposição, cabeça ou sabem como lidar com esse tipo de coisas.

Quando estamos sozinhos é fácil reparar nos casais em volta. Reparar naquilo que  nos rodeia. Naquilo que achamos que queremos. É claro que não reparamos em sinal nenhum de quem se interessa por nós; ignoramos mais de metade dos foras que levamos. Enchergamos apenas aquilo que nos interessa (pois o que não interessa é como se nem existisse) e alguns até dizem: que assim é que se esta bem, sem chatices nem complicações emocionais. Sozinho é que se esta bem.

Mas quando nos interessamos por alguém, começam as tempestades, e toda essas teorias do sozinho se esta bem, começam a fazer sentido (isso apenas durante a fase da incerteza, onde apenas sabemos que estamos interessados mastemos dúvidas com relação a outra pessoa). É inevitável. 


As inseguranças, as dúvidas, os medos e os receios. Não dá pra escapar quer queiramos quer não, é algo que esta fora do nosso controle. Lógico que nos tentamos nos iludir,que estamos no controle, considerando cada olhar de atenção, meio gesto, como algo positivo. Mas elas não vão embora, e parecem ganhar raizes, as inseguranças continuam as dúvidas e as incertezas.

Mas depois quando elas se afastam começa o que deveria ser a parte divertida. A dita caça, a fase dos jogos, do flirt.

Teoricamente uma das fases mais excitantes, mas também das mais arriscadas. É o momento em que se define qual papel você terá no final. Irá avançar demais e se tornar somente um bom amigo ou irá se tornar algo mais. Essa é a parte mais difícil. Afinal uma companheira(o) que também é nossa(o) melhor amiga(o) é o ideal, a verdadeira sorte grande. A pessoa com quem podemos desabafar tudo e mais algumas coisa, onde estamos seguros, e sem dúvidas. Um ponto de pouso para podermos relaxar, de todos os problemas e dificuldades da vida e do dia a dia.

imagem via Historias que nos
contam antes da dende dormir
Problema é que isso raramente acontece. Normalmente um amigo so pode se tornar um potencial "companheiro" depois de se quebrar a cabeça muitas vezes. E mesmo assim é apenas uma possibilidade não exitem garantias. As histórias dos livros e dos filmes nunca acontecem e isso dos romances nunca é facil. Também verdade seja dita, se fosse fácil e simples não teria metade da graça e nos não iriamos querer isso pra nada, pois ficariamos logo cansados e saturados. Isso claro sem contar que o ser humano só sente bem diante do sofrimento. Única forma de saber que esta vivo ainda, é com dor e amargura, aparentemente.


A fase da conquista é sempre a mais complicada. Mas isso é porque nós a tornamos complicadas. Pois não é como na época da escolinha com os bilhetinhos do "queres ser minha namorada?" ou o "eu gosto de ti. você gosta de mim? vamos namorar?". Parece que quando crescemos arranjamos sempre desculpas para evitar felicidade e complicar as coisas. As alegrias alcançamos facilmente, mas quando tentamos a felicidade... Damos sempre um jeito de estragá-la, as vezes ela até parece ser mesmo um mito. Não é que precisemos de alguém para sermos felizes. Mas companhia é sempre bem vinda. E ser feliz com quem gostamos deve ser das melhores sensações que existe. (Pelo menos essa é a teoria). 

Mas voltando a conquista. Em determinados casos não é chegar lá e pronto, fazer a conquista. Às vezes isso afasta ainda mais. Demasiada sede ao pote é um erro crucial. A pessoa por quem nos interessamos é que tem de se convencer primeiro, ela é que tem de achar que valerá a pena investir em algo connosco. E tem de alcançar essa conclusão sozinha caso contrario mais vale esquecer, não se pode forçar de forma alguma. Problema nesse cenário é que as vezes é tarde e já perdemos o interesse, ou simplesmente só se dão conta depois de cometerem uma dezena de "burradas" primeiro.

E curiosamente depois da conquista tendo ela sido bem sucedida ou não. É fase de qual mais sentimos falta depois. É a fase da adrenalina e das incertezas (o ser humano, já disse uma vez e repito, é bicho burro). Poucos se preocupam, ou apreciam com a fase seguinte, a fase de se conhecerem com um novo ser, com um par, a vida a dois.
imagem via asdresearchinitiative

Um dos problemas graves é que dependendo da forma que vivemos. Durtante as incertezas da fase das conquista, nós acabamos por nos esquecer de olhar por nós mesmos. Estamos sempre ali prontos a sermos o apoio de quem prescisa. A muralha, coluna ou quem sabe uma casinha de sapé para quem precisa de nós. Que acabamos por nos esquecer que também temos sentimentos e que também precisamos de apoio. E em todo relacionamento se não temos alguém para zelar pelo nosso emocional... As coisas têm tendência pra terminarem mau.

Felicidade, relacionamentos e alegrias... Enfim vida... Não existe nada mais complicada e mais difícil de entender ou coordenar. Mas quando conseguimos alcancar esses 3 itens... É como disse o treinador de basquete Jim Valvano "todos os dias: Ria, Pense e Chore." A ordem não importa. Rir, por qualquer razão (afinal dizem que rir é sempre o melhor remedio para qualquer mal); Pensar, mas no sentido de refletir nas coisas boas e ruins; Chorar, mas não por tristeza, apenas chorar porque te deu vontade. Um dia assim é exaustivo, mas uma coisa é certa seria um dia onde conseguiriamos nossa paz de espirito, tranquilidade e solução para todos (ou quase), os nossos problemas. Isso sim seria um dia verdadeiramente libertador
post signature

Artigos que também poderás gostar

seja o primeiro a comentar!

REGRAS

* O comentário deve estar relacionado com o tema do post; *
* Não incluir links desnecessários no conteúdo do seu comentário; *
* O espaço dos comentários não é lugar para pedir parceria; *
* Ofensas pessoais, ameaças e xingamentos não são permitidos; *