Get creative on redbubble.com

Get creative on redbubble.com
Thursday, December 26, 2013

Amizades, Intimidades e Abusos

imagem via Verlaine Prado
Existem vários tipos de amizades, pessoas e formas de abusarem de ambos. Temos as amizades coloridas, prestativas, as amizades verdadeiras, os melhores amigo(a)s, temos as famílias de afinidade formada com base nas amizades, as amizades de confidência, as amizades das pessoas que pensam da mesma maneira, ou se encontrarem na mesma frequência. Enfim, existe uma enorme variedade de possíveis amizades.

Da mesma forma que temos um numero gigantesco de tipos de amizade, também temos uma variedade ainda maior de tipos de pessoas. Curiosamente é facílimo reduzir a variedade de pessoas ao mais básico, e com as amizades o mesmo já não se passa (pelo menos não de uma forma simples e linear).

E os abusos então isso nem se fala, é abusos de amizade de forma física ou psicológica não importa. Pessoas tirando proveito de forma egoísta de seus amigos, ou simplesmente abusando pelo prazer de abusar (se é que isso da prazer), marcando-as fazendo com que não consigam confiar em mais ninguém.

No que diz respeito as amizades, é possível duas pessoas serem amigas, sem terem segundas intenções, e serem amigas sinceras, para toda e qualquer situação. Aliás, uma verdadeira amizade, é igual a um voto de casamento, na alegria e na tristeza, na saúde e na doença. Lógico que o fato duma pessoa ser amiga de outra, não impede que elas possam se interessar uma na outra, aliás já disse e volto a dizer, que a melhor base para um bom relacionamento afetivo, é a amizade. Ela é a base para tudo.

Uma boa amizade além de te levar para novos amigos de confiança e um relacionamento do jeito que deve realmente ser, acaba por fazer com que sua família, também se alargue, afinal famílias por afinidade surgiram por algum motivo, irmãos e irmãs que estão acima, das condições sanguíneas, pois escolheram-se uns aos outros, e isso é mais forte do que sangue, pois se trata de uma escolha consciente, e não algo que lhes foi imposto. Aliás nossos amigos, são a família que escolhemos para nós mesmos, que não nos foi imposta pela "sorte" nem acasos do destino.

Depois temos os estereótipos da gigantesca diversidade de pessoas que habita o globo. que como disse anteriormente podemos reduzir a alguns tipos específicos, curiosamente, os modelos que utilizarei aqui até são muitos semelhantes uns aos outros, mas com pequenas e subtis diferenças existentes entre eles. 

Comecemos pelo que iremos chamar de "tipo A", que se trata daquele que não importa a temperatura sai sempre a noite, com a sua t-shirt, de gola em V, ou que possui botões na gola, que permite-lhe mostrar no peito, sua medalhinha de ouro, ou ainda pior, o crucifixo (afinal é uma pessoal muito religiosa), isso claro pra não falrmos das tatuagens. (Nada contra elas, mas tatuar a frase amor de mãe... ninguém merece!!!) Mas das duas uma. Ou se julga, o maior garanhão e pegador que já existiu no planeta, bem ao estilo playboyzinho (onde só fica faltando a ferrari amarela), ou é bicha. (sem discriminação obviamente, estamos falando apenas de estereótipos).

"Tipo B", muito semelhante ao tipo A, mas contrário ao exemplo anterior, este se mantém distante, das correntes de ouro e dos crucifixos, mas é aquele tipo que frequenta (ou já frequentou) ginásio, e tem um físico bombado mesmo, cheio de músculos no braço e peito erguido, para dizer, que consegue dar porrada em quem vier. Que geralmente tem o seu tipico casaco de couro e uma t-shirt por baixo (mesmo que estejam temperaturas negativas, com a maior tempestade de gelo e neve do século). Nada pode impedir de mostrar o peitoral e os braços musculados, e de vir sempre com aquele jeito cheio de manha, do género "eu é que sei das coisas, eu é que entendo como tudo funciona, e vocês só têm que ouvir e dizer amém no final". E claro se achando o maior pegador do planeta.

imagem via Dicionário Informal
Tanto o tipo A como o tipo B, vêm providos de uma falinha mansa, capaz de convencer qualquer um. Parece quase um dom (praticaram desde pequenos é verdade, mas é uma naturalidade incrível) mas enfim... a vantagem do tipo A, é que consegue se topar a distância e consegue se evitar, agora o tipo B é sorrateiro, é aquele que fica pondo mão na cintura da moça, com toquezinhos de leve no corpo na barriga e etc, que da uma sussurrada no ouvido, ou um sorrizinho maroto, e que se coloca sempre a disposição para tudo. Onde mesmo que sua linguagem corporal esteja gritando segundas intenções descaradamente, mas que por ser de forma tão vistosa, ninguém acredita que realmente isso esteja acontecendo, e assim vá sempre descupando.

Temos o "tipo C", que é aquele que vai te fazer engolir os sapos por ele. Desde de te empurrar a namorada que ninguém (nem você gosta) até querer que você venha a lhe dar dinheiro (sim, dar!!! Porque apesar dele chamar de empréstimo, nunca mais será pago, é uma doação).

Para base de argumentação temos o "tipo D", que é o que podemos considerar a pessoa normal, que respeita o espaço do próximo e das pessoa por quem se interessa. Tem noção de como se portar, as vezes é claro parece uma sinaleira demonstrando que gosta de alguém mas não invade. Curiosamente o tipo D, na maioria das vezes, é o que acaba se dando mal.

Problema, é que todo e qualquer tipo de amizade acaba sempre proporcionando abusos, certas intimidades é normal, mas existem horas e locais para tal. Os abusos vão sempre desde agressões físicas e psicológicas até posturas sociais. 

Exemplo, o tipo C, chega para um amigo, e empurra a esposa, do género "eu a aguento durante a semana inteira, agora, ficas tu com ela, pois ela tá bêbada, não tenho paciência e quero me divertir". Outro exemplo, é estar num bar o café, não importa, e só porque já se conhece uma pessoa a vários anos, vai de levezinho colocando mãozinha na cintura, sussurrando algo no ouvido (quase como demarcando território, para quem estiver em volta ver. Fica parecendo os animais que saem urinando, para deixar o cheiro deles nos locais) isso sem falar do abuso de confiança que demonstra.

imagem via Bem Vindos a Minha Vida
Não é por conhecer alguém a anos, que você deve se dar a abusos de conduta e de confiança que podem ser mal interpretados, nem agir com intimidade a mais, ferindo desnecessariamente, quem estiver em volta. Ou que vais empurrar sua cara metade, porque anos antes cometeste uma burrada. Só porque tens amigos, isso não implica, que tenhas o direito de abusar deles. Seja em qual sentido for.

Se formos ver os tipos A e B, não possuem nenhum respeito por ninguém. São prioritariamente, oportunistas e exploradores, considerando-se verdadeiros garanhões que vêm todos cheios de ginga. Onde mesmo sem o demonstrar diretamente (o tipo B principalmente, devida a sua característica sorrateira), não respeitam ninguém, nem mesmo a pessoa por quem se encontram supostamente interessados, pois elas não passam de troféus, conquistas, que depois de conseguirem o que querem se cansam, e jogam fora. Mas ambos com o mesmo resultado, que é estragando qualquer futuro para alguém do tipo D (ou pelo menos dificultando incrivelmente)

Pode ser um ponto de vista ultrapassado ou antiquado, mas um homem seja de que tipo for, não faz nenhum movimento, nem nada que invada o área pessoal de uma mulher, o contrário tudo bem, ela é que tem de demarcar o que pode ou não fazer, esta relacionado com respeito. É semelhante aquela situação na sociedade onde se um homem tem várias parceiras sexuais é considerado um garanhão e uma mulher na mesma condição, é considerada uma vagabunda. Neste caso se aplica na forma oposta. se o homem invade a área pessoal de uma mulher, ele é que é o mal visto, ele é que esta sendo abusivo, e desrespeitando a ela. A mulher é que delimita o que pode ou não ser feito. O homem, também pode fazer delimitações no que diz respeito a sua área pessoa, desde que não desrespeite a mulher.

O nome disso é respeito, uma mulher que te faz um carinho no ombro, no braço ou na cabeça, não esta dizendo "quero dormir contigo, por isso venha e me toque toda". Ela esta dizendo que tem afeto e amizade por você, mas não confunda esse afeto com paixão nem nada que o valha, isso ainda é uma grande distância. Ela é tua amiga mais nada. Não é para abusar. Não é por ela te dar um abraço que tens que se aproveitar e sair apalpando cada centímetro do corpo dela. 

Estou falando no exemplo masculino, mas esses estereótipos também, existem na ala feminina. Situações semelhantes também acontecem com elas, essas figuras tristes, não são exclusivamente masculinas. Mesmo que as vezes pareçam. Exemplo rápido de comparação, seriam aquelas mulheres que saem a noite pros bares cafés e discotecas, com aqueles shortinhos microscópicos, e meia calça preta com tops minúsculos, que podemos considera-las equivalentes aos tipos A e B (e não venham me dizer que isso é moda, porque quando se vê alguém nesses trajes na rua a ultima coisa que se pensa é moda, a critica é sempre, "oh!!! tão nova e já nessa vida.").

Meu ponto é que ao longo do caminho, parece que nós deixamos de respeitar, tanto aos nossos amigos, pessoas por quem nos interessamos e a todos os que nos rodeiam, como a nós mesmos, passando a abusar de todos. E isto é apenas uma opinião humilde, mas pertencer ao estereótipo A ou B, é das coisas mais estúpidas e nojentas que podem existir, pois até mesmo o tipo C ainda tem salvação...
post signature

Artigos que também poderás gostar

seja o primeiro a comentar!

REGRAS

* O comentário deve estar relacionado com o tema do post; *
* Não incluir links desnecessários no conteúdo do seu comentário; *
* O espaço dos comentários não é lugar para pedir parceria; *
* Ofensas pessoais, ameaças e xingamentos não são permitidos; *