Get creative on redbubble.com

Get creative on redbubble.com
Monday, November 1, 2010

Qualidade. O que é isso?

Qualidade... o que é isso hoje em dia. Parece que abdicamos dela pra tudo., seja no que diz respeito a vestuário, brinquedos, jogos, filmes, series...tudo. Hoje em dia ou se faz de baixa qualidade, ou se faz remake. Pra tentar contornar a falta de qualidade começou a se apelar pra formula de filmes dos anos 80, sendo os melhores exemplos disso o "Expendables" (filme de sonho de qualquer criança da década de 80), "Predators", que segue a formula exata do filme original de 87. (e sim, pra quem não gostou do filme porque o sangue do predador era verde. O sangue sempre foi verde desde o primeiro filme, e o detalhe mais importante, ele é alienígena, e desde sempre ficou estipulado no cinema que sangue de alienígena ou é acido ou é verde, basta ver os outros filmes, pouquíssimos não são assim)

Eu uns tempos atrás cheguei a conclusão aqui no que diz respeito a series de televisão, que as series britânicas são simplesmente fantásticas, tanto no que diz respeito a historia, como na qualidade da atuação. "Life on Mars", a britânica é linda, fantástica, fabulosa, é uma de minhas series favoritas. A americana, até dava vômitos. "Coupling", a britânica uma delicia. A americana, foi tão boa que acabou cancelada, indo ao ar apenas 6 episódios de 9, onde os restantes 3 episódios foram usados pra preencher buracos de programação

Única coisa que falta nas series britânicas em comparação as series americanas, são aqueles rostinhos bonitinhos, corpos gostosinhos, das atrizes e os corpos sarados dos homens. Por sua vez nas americanas faltam a qualidade na história. Era vocês verem, a falta de qualidade que estava aparecendo na atuação, forçou a grandes atores a voltarem pras telinhas da televisão, abandonando o cinema.

No cinema então a qualidade nas historias é algo quase inexistente hoje em dia. Ou são milhares de adaptações (mal feitas) de livros ou historias banais que não justificam o investimento feito nos filmes, melhor exemplo disto obviamente Avatar. Podem dizer que gostaram do filme que tem efeitos em 3D fenomenais (contem 3 cenas onde o efeito 3d era bom. Não era o melhor já feito, não era fenomenal, excelente ou maravilhoso. Era somente bom) Como já disse na minha review no outro blog, avatar é uma historia tão banal, que durante o filme todo eu fiquei imaginando ele se passando na época dos conquistadores espanhóis contra os maias, incas e cia.

No entanto o verdadeiro avatar, "the last airbender" estreou depois e trouxe assim uma esperança de qualidade (pois esta fiel ao desenho animado, nos mínimos detalhes, única diferença é que esta em um ritmo mais acelerado). Mas depois nos atiram com a saga "Twilight".

Não me entendam mal. Pois como romance de adolescente até temos um bom filme. grande falha de twilight é que vem de pouquinho em pouquinho destruindo os grandes mitos do vampirismo. Vampiros não brilham feito cristais no sol (o único brilho que tem é da chama enquanto queimam, não fosse isso o Angel tinha ficado com a Buffy). Vampiros bebem sangue (não fazem abstinência). Vampiros têm todos os mesmos poderes (não é loteria na hora do dentada, e nenhum prevê o futuro, se previsse, Drácula nunca teria de se preocupar com  Van Helsing). E a pior parte, no twilight especificamente falando. Edward e os irmãos, eles supostamente são adolescentes, e frequentam escola, muito bem até maravilha boa mensagem (a quantos anos eles fazem isso, pois todos têm idades pra serem avôs ou mais de cada um que esta lá) . Maioria dos adolescentes que conheço e conheci, todos são unanimes ao dizerem que tão loucos pra terminar logo a escola, mas o Ed e cia continuam ( eu que achava que vampiros eram inteligentes. Eram os de antigamente, porque os de hoje em dia têm como um gigantesco rival... uma porta.)

Qualidade já não é o que era antes, eu me lembro de assistir filmes que que tanto nos assustavam como deliciavam, como animavam. "The Lost Boys", um dos melhores filmes de vampiro de sempre, tanto assustava como nos divertia, e contava com o nosso querido Jack Bauer - Kiefer Sutherland, que me leva ao 24 que é uma das minhas series favoritas, mas que pelo amor de deus, dou graças que tenha terminando, porque do dia4 em diante, ele deixou de ser um agente, do governo e virou o super-homem, os bandidos derramavam toneladas de munição em cima dele, e nem no casaco acertavam. ele com 3 tiros matava todos os vilões, as balas pareciam até que faziam ricochete. Minha serie de eleição neste momento é "Spooks", que é britânica, e os americanos ainda não tentaram estragar. Estou mesmo a ver, "Spooks" falando do MI5 e uma versão americana falando da CIA ou da NSA.

Mas não era só antigamente que se faziam filmes bons como "Smokey and the Bandit", "The Lost Boys", "Cannonbal Run". "Gumball Rally", "Clue", "Caravan of courage", "Christine" e "Police Academy". Hoje em dia também encontramos qualidade se fizermos algo que parece ser muito difícil, que é sairmos de Hollywood. O Cinema sofre a mesma discriminação que as series. O áudio tem que ser em inglês americano. O preconceito é gigantesco, Não pode ser inglês britânico, tem de ser o americano. Não pode ser em português do Brasil, tem de ser em inglês americano. Não pode ser em russo, japonês ou francês, tem de ser em inglês americano.

Nada contra um filme ser em inglês americano ou não, pra mim é indiferente pois falo o americano e adoraria falar o britânico, mas não consigo a entonação. Mas não por um filme não estar em inglês que vou deixar de assistir. Se o filme for russo, e não tiver legendas, mas tiver uma dublagem em português, que venha a dublagem. Se for filme japonês e tiver legendas, se forem português ou inglês, viva as legendas, não vou abdicar de qualidade só porque esta numa língua que não conheço. Afinal quando crianças assistíamos as series ou filmes em inglês, das duas uma, ou não sabíamos a língua, ou dependendo da idade nem sabíamos ler, no entanto assistíamos. E ótimos exemplos dessa qualidade estrangeira são "The Inhabited Island", "Black Lightning" ambos filmes russos ou "The Chasing World" e "The 20th Century Boys" que é um filme japonês

A conclusão que chego é que todo mundo é comodista e preguiçoso, e esta abdicando da qualidade por pura e simples preguiça.
post signature

Artigos que também poderás gostar

seja o primeiro a comentar!

REGRAS

* O comentário deve estar relacionado com o tema do post; *
* Não incluir links desnecessários no conteúdo do seu comentário; *
* O espaço dos comentários não é lugar para pedir parceria; *
* Ofensas pessoais, ameaças e xingamentos não são permitidos; *