Get creative on redbubble.com

Get creative on redbubble.com
Thursday, July 31, 2008

Paciência.

Dizem que a paciência é uma das maiores virtudes que uma pessoa pode ter.... mas como diz a frase popular "até paciência tem limite". O que fazemos quando esta chega ao fim.... ou antes, como pode ela ter fim.

É difícil entender como algo tão precioso e que todos têm pode desaparecer. Bem é verdade que uns tem em menor quantidade que outro, mas mm assim.... Paciência na minha opinião, é uma espécie de buffer de tolerância de cada individuo... quanto maior a paciência, maior a tolerância... pelo menos conseguimos suportar por mais tempo toda e qualquer situação.

Mas e quando a paciência acaba. significa que perdermos uma virtude? Ou apenas que não vamos mais tolerar certas e determinadas situações. é curioso.

Eu sempre me considerei uma pessoa híper paciente, extremamente paciente, quase que exageradamente paciente. Mas nos últimos tempos tenho me visto cada vez com menos paciência. Situações me irritam com mais facilidade; brincadeiras me irritam com mais facilidade (principalmente quando são repetitivas isso sim é dá nos nervos); a mm piada de novo, e de novo; a falta de humor das pessoas que não sabem distinguir uma piada e encaram quando boca, como sendo um ataque direto, no entanto quando são elas próprias a mandarem já se chateiam. Enfim...

Me pergunto se essa redução de paciência não será então, não uma redução mas sim um amadurecimento,que leva-nos a desejar coisas diferentes, passatempos diferentes, experiências diferentes. Ao invés daquela mm coisinha repetida sempre e sempre, as mm pessoas com as mm brincadeiras, sem nenhuma imaginação.

Será esse redução de paciência, esse amadurecimento um sinal de. Não que não gostemos ou deixamos de suportar nossos amigos, e situações. Mas sim que já ultrapassamos essa fase de nossa vida, e queremos apenas expandir nossos horizontes.

Aqui na cidade onde moro temos um centro histórico com bares, a "oliveira", é um local fantástico, particularmente falando já estou meio farto daquilo já há vários anos, mas isso é um pequeno detalhe apenas. E estou farto porque. Porque eu cresci, é uma fase que já passou. Pois como se trata de uma cidade pequena existe pouca coisa pra fazer aqui. mas sempre encarei e considerei a "oliveira" como um local com um certo misticismo. Um ponto de viragem na vida do jovem que mora nesta cidade.

E agora você me pergunta "como assim um ponto de viragem?". É simples trata-se de um ponto de passagem do pré-adolescente para o adolescente. É o poder sair a noite com os amigos, poder pegar uns copos, consumir sua primeira cerveja, ou qualquer bebida alcoólica, longe dos pais, mas sem ter de esconder que fez isso. É o poder chegar a casa as 2 da madrugada sem ter os pais a chatearem, poderem ficar num local animado, com alguma musica com as namoradas, ou até mm começar um romance. Pra mim isso é a oliveira.não um lugar onde todos os bares têm inveja um dos outros, os preços são caros e variam muito entre bares e onde sai pancadaria todo fim de semana (diga-se de passagem que esse ultimo item para alguns não só define como faz parte do charme do local).

E porque estou eu farto de lá. É simples. Eu cresci, essa é uma fase que já passou na minha evolução. E sinceramente um lugar onde não se passa nada durante a semana e menos ainda no fim de semana.... preciso dizer alguma coisa. Se for pra pegar um copo com os amigos prefiro mil vezes ir pra um barzinho com espaço locais pra sentar onde eu posso escolher se a fumaça dos outros vai me incomodar ou n, e claro que tenha musica que me agrade. O que era difícil antigamente, mas como disse, eu evolui. aliás todos nós quando chegamos e uma determinada altura, ou uma determinada idade, passamos a nos descobrir novamente. Faz parte dessa coisa maravilhosa chamada vida. E nessa descoberta, descobrimos novas paciências, novas tolerâncias, um mundo todo novo, dentro daquela mm coisinha de antigamente.

Meu ponto é o seguinte existem coisas e situações que eu estou farto. Falsas amizades; falsos moralismos; povo que tem a mania que é melhor que o outro, gente que se julga melhor ao ponto de criticar a vida dos outros ou mandar boca a respeito dessa, mas quando ouve uma ou duas palavrinhas a respeito da sua, por mais indireta que seja se sente no direito de ficar ofendido e machucado, como se estivesse sendo duramente criticado; farto de pessoas que falam mal das outras pelas costas; farto de pessoas que se dizem amigas dos meus amigos e por trás dizem na maior tranquilidade que não gostam deles, mm quando eles fazem tudo, e dão tudo por tudo pra alegra-los; farto de emprestar as coisas e essas nunca serem devolvidas, mas receber o aviso "olha elas estão ali no canto guardadas, eu não estou usando por isso quando quiseres é só pedir" (tenha santa paciência).

Mas também existem coisas para quais minha paciência aumentou mais e mais. Como por exemplo, para ouvir o desabafo de um amigo; para ouvir um amigo com problemas; para não querer partir o computador e mil pedaços quando ele crasha (a maquina não tem culpa); pra aturar aquele pessoal hilariante do tele marketing (principalmente quando gozamos com eles no processo).

Isso tudo é evolução, é auto descobrimento, é tolerância. Será paciência uma virtude.não sei. Será uma das maiores virtudes? Talvez. Seja ou não uma virtude, uma coisa é certa. Seja em maior ou menor quantidade todos nós a temos. Única coisa que varia, é como nós a usamos.

Artigos que também poderás gostar

seja o primeiro a comentar!

REGRAS

* O comentário deve estar relacionado com o tema do post; *
* Não incluir links desnecessários no conteúdo do seu comentário; *
* O espaço dos comentários não é lugar para pedir parceria; *
* Ofensas pessoais, ameaças e xingamentos não são permitidos; *