Get creative on redbubble.com

Get creative on redbubble.com
Wednesday, July 18, 2012

Amizades


imagem via Belas Mensagens
Amizades… uma das poucas coisas sob a qual podemos ter algum poder real de decisão. Parceiras, namoradas, esposas, companheiras, aquilo que quisermos chamar, as nossas caras metades são resultado de pura química e atração física (estranho pra uma pessoa que se considera romântica dizer, mas temos de ser realistas as vezes). É o que sobrou do ser humano como animal, nossa herança biológica.

As pessoas, escolhem suas amizades, devido a nada mais do que interesses comuns, em determinados momentos de sua vida, e mantêm essas amizades durante vários anos ou não, devido a afinidades e caráter das próprias. Se uma amizade acaba, algum motivo existiu para isso. E estes são vários, desde mau-caratismo, até um simples mau entendido.

Geralmente isso tudo são coisas facilmente resolvíveis entre os intervenientes diretos sem necessidade de recorrer a outras pessoas para alcançar uma solução. O fato de se ter de apelar a outros, já diz tudo, pois este simples detalhe já indica que comunicação entre as partes envolvidas não é possível, e no momento que se invocam “mediadores” por assim dizer, pode muitas vezes indicar o inicio de um certo grau de manipulação, e quando este é o caso, essa manipulação é sempre acompanhada de mau-caratismo, o que por consequência demonstra o tipo de pessoas com o qual se esta lidando.

É lógico, que as pessoas, nessas amizades interrompidas, devido a atritos, podem reaparecer, com aquela famosa história do mudei, do me arrependo muito daquilo que fiz contigo, mas não com fulano ou ciclano, eles mereceram mas você é diferente porque eu quero assim. Que é pura e simplesmente, história pra boi dormir, ou o arrependimento é total com relação a tudo o que causou tal situação e com as pessoas envolvidas, ou então é mais um grau de falsidade, e precisam de você pra alguma coisa. Sem contar a parte de que existem pessoas vingativas e com paciências enormes pra não fazer mas nada na vida além de planejarem sua vingança, mesmo que esta leve anos.

Têm muitas pessoas que iram ler este texto e discordar piamente de tudo aquilo que esta escrito, e que talvez eu esteja sendo um tanto radical. admito que as vezes até sou radical demais em minhas opiniões, mas sou amigo. Confesso também que eu possuo um código de ética e conduta, do qual não me desvio. O que acho errado é errado, e o que acho certo é certo. Não acredito muito em áreas cinzentas, para mim elas são apenas graus de tolerância. Da mesma forma que não acredito em arrependimentos. Pois digo por mim, nunca me arrependi de nada do que fiz, somente daquilo que não fiz. A frase é cliché eu sei, mas fazer o que, se ela se encaixa tão bem.

Uma parte muito forte desse meu código pessoal, passa obviamente pelas amizades. Uns dirão que é defeito porém muitos outros considerarão uma qualidade. É o aquilo da figura protetora, o fato também de que me considero muito protetor de meus amigos. Posso brincar com eles, gozar com eles, as vezes até falar mal deles quando preciso, mas na cara, pois que me lembre nunca falei mal de um amigo pelas costas, nem utilizei outros para demonstrar mau caráter de terceiros. através de diálogos as pessoas enxergarem por conta própria, e a partir daí tomam suas decisões. E claro se por minha causa um “VIRUS” é introduzido no meu circulo de amizades eu faço questão de aplicar uma “vacina” por assim dizer e remover esse vírus.

A vida, hoje em dia, virou um campo estratégico de batalha, onde fazemos “alianças” com as pessoas que podem nos ajudar a evoluir, seja fisicamente, emocionalmente ou intelectualmente. Evolução é afinal de contas evolução e regra geral evoluir é algo positivo. Meu único problema é que espero o mesmo das minhas amizades. Algumas sei que também pensam da mesma, e que posso contar elas sempre, outras mesmo com linha de pensamento diferente, também posso contar com apoio sempre. Outras no entanto sei que são amizades de pura conveniência, por lhes ser útil (mas isso é assim com tudo na sociedade em que vivemos). Mas a partir do momento que faço um rompimento, espero que toda a “aliança” por assim dizer, faça o mesmo. Alguns fazem, outros não, mas cada um sabe de si. E novamente os amigos verdadeiros não precisam te provar nada pois eles sabem quem são. E você brinca com eles, e faz coisas pra eles, com eles e apoia. Sem esperar nada em retorno além do mesmo grau de amizade. Utópico, é verdade, mas isso é amizade.

Agora amizades que acabam por afastamento, são uma coisa que eu não acredito. Tenho um caso especifico de uma menina que já não via a mais de 8 anos, contato zero mesmo, até que um dia ela voltou a aparecer do nada, e minha atitude pra com ela foi a mesma de que se estivesse estado com ela todos os dias desses oito anos. Pois o não haver briga nem desentendimento fizeram com que a amizade não terminasse. Não é distancia nem tempo que fazem amizades acabarem ou voltarem.

E como já disse antes, se alguém volta, pedindo tua amizade com perdão devido a arrependimento, parcial ou não, é porque ele quer alguma coisa em troca e não é tua amizade. Se ficam te cobrindo de elogios, e bajulando seja pro que for, é porque precisam de você pra alguma coisa. Amizades reais pra voltarem não precisam de perdões arrependimentos e desculpas, porque amizades reais são eternas, utopia novamente, mas é verdade.


Last Exile: Fam, the Silver Wing.
imagem via Mr Sound Track
Amizades são criaturas delicadas, que precisam ser protegidas, tratadas, cuidadas e alimentadas com carinho afeto e sinceridade, são uma relação amorosa em grupo, só que sem o sexo, e sem aquele amor que dedicamos a uma única pessoa. Ok as vezes também tem o sexo (amizades coloridas são famosas por algum motivo), mas não faz parte do produto principal.

Elas dão trabalho, alegrias e tristezas. Porque sinceramente amigos de verdade, não nos trazem só alegrias, eles as vezes trazem dores e tristezas, e tentam nos proteger delas, omitindo situações, que sabem, nos deixariam tristes, tentando eles mesmos, resolver nossos problemas, e nós por outro lado tentamos fazer exatamente o mesmo.

É como dizia a personagem Fam no anime Last exile: Fam, the silver wing “… eu quero ver as pessoas felizes e alegres sorrindo, só porque sim…”

post signature

Artigos que também poderás gostar

seja o primeiro a comentar!

REGRAS

* O comentário deve estar relacionado com o tema do post; *
* Não incluir links desnecessários no conteúdo do seu comentário; *
* O espaço dos comentários não é lugar para pedir parceria; *
* Ofensas pessoais, ameaças e xingamentos não são permitidos; *