Get creative on redbubble.com

Get creative on redbubble.com
Friday, February 1, 2013

Heróis, Heroínas e Vilões

imagem via Contos, Amenidades e Reflexões da Vida
Toda história deveria ser como nos filmes e nas novelas. Rapaz conhece moça, ambos se apaixonam enlouquecidamente (na melhor das hipóteses é claro). Por algum motivo e para intriga do romance apimentar mais um pouco, algum vilão faz com que eles tenham que se separar, para muitos capítulos a frente se reencontrarem, e reencontrarem (sim porque nos filmes e nas novelas tem que levar tempo para cativar o publico) e finalmente ficarem juntos felizes eternamente...

Isto resume-se a 100% das novelas, e cerca de 99,3% dos filmes existentes até hoje. É heróis contra vilões sempre. E o standard dos últimos tempos é que a heroína é que possui um nemesis. Tempos modernos já não é preciso o rapaz salvar a moça.

Problema com essa historia, é que por mais que queiramos a vida nunca imita a ficção. No papel, personagens que não combinam nunca irão ficar juntos, mas na vida sim; No papel não existe surpresas, na vida sim; No papel todas as diferenças e tristezas acabam no capitulo seguinte, na vida não; No papel, o vilão sempre perde, e na vida não.

Se as coisas fossem como no cinema, tudo seria tão mais simples, mas uma vida simples não nos atrai em nada, todos precisamos de emoções, fortes ou não. A vida é um eterno jogo de sedução, prazer e perigo. Caso contrario não valia a pena vive-la.

Nós vivemos para o perigo, podemos negar dizendo que não gostamos do caos emocional que transformamos nossas vidas, podemos negar alegando que não precisamos de tanta adrenalina ou angustia. Mas a verdade é que se não fosse o perigo e o risco, nada teria graça. Seja o perigo de ser assaltado, de correr para frente de uma bala ou faca para protegermos quem amamos, saltar no meio do oceano, para salvar alguém (principalmente quem amamos), seja o fato de ser ou não voyeur e o perigo de ser descoberto, fazendo algo que não deveríamos em algum lugar público (relações sexuais em locais públicos encontra-se no top dos riscos que todos gostam de correr, no cinema, no campo, parque, no provador de roupas, na cama, no carro ou numa casinha de sapé.), o risco torna mais apetecível.

Isso sem falarmos no proibido. No casal de namorados, onde onde tanto um ou outro se apaixona por uma 3ª entidade, ou nos casados, ou quando existe o problema das idades, de "a" ser muito mais velho que "b", que no caso dos homens eles viram heróis praticamente, e a mulheres auténticas vilãs. (sociedade condena bobagens apenas, porque as coisas que tem mesmo que condenar e reprimir não tá nem aí, condena uma mulher pelo fato de ter tido muitos parceiros, e parabeniza o homem pelo motivo, no entanto racismos e preconceitos ninguém fala nada, e quando fala é pra piorar).

Mas a coisa piora ainda mais, porque apesar de tudo, não é a mulher, o homem ou a sociedade que são os vilões na vida. Nós somos os vilões, pela nossa própria inveja e insatisfação. Nós podemos encontrar a felicidade, sozinhos ou não (nem todo mundo necessita de encontrar o amor de sua vida para ser feliz, mas é melhor quando se encontra.), mas por estarmos sempre insatisfeitos nós mesmos iremos nos sabotar. Seja por uma aventura, seja pelo que for. Na vida real os heróis e heroínas, são nossas atitudes, posturas, integridade, nossos sentimentos, e mais do que tudo nossa felicidade.

Só que nosso pensamento é sempre o de "nada esta tão bom que não possamos estragar". Desde nos assustarmos com o fato de existirem relações perfeitas (sim elas existem), onde por ser tão perfeita, você não acredita que seja real, e deve ser um sonho e mais vale destruí-lo do que lutar por ele; até estarmos entediados com nossa vidinha medíocre numa aldeia, ou numa vila, onde quer que seja, com nossa familiazinha e pensarmos "caramba, bem que podia arranjar alguém para colocar um pouquinho de sal ou até mesmo apimentar essa minha vida calma demais".

Nós não estamos satisfeitos senão estivermos angustiados, ou desesperados, e depois odiamos o fato de assim estarmos. Eu quase diria que todo ser humano, vive numa eterna relação de amor e ódio consigo mesmo, porque não faz sentido. Já disse isso varias vezes a vida não é suposto ser difícil, não tem isso que algumas igrejas dizem que isso são tudo provas que temos de passar e etc. Como ainda não foi provado por "A+B" o que existe além da morte, então a vida é tudo que existe, não são provas, é estupidez humana, e o prazer imensurável que temos de sofrer por tudo e mais alguma coisa.

Sofrimento mais comum que existe, e aflige a todos no planeta, é o sofrer de amor, por paixão. É dos principais motivos de crime que existe, (não é crime como a sociedade nos faz crer, pois apesar de que o que vou dizer de parecer discriminação, não é. Pois a sociedade diz que todo pobre é ladrão, o que não é verdade, pois existem muito pobres honrados e de bem, mas seja rico ou pobre, isso não interessa, todos amam).

Nós vivemos para sofrer e se nossa vida nos deixar quietinhos no nosso cantinho, fazendo nossas coisinhas calmamente pacificamente, nos faremos de tudo e mais alguma coisa, para correr o risco de estragarmos aquilo que temos.

E deixando as religiões de fora, perfeição existe no mundo real e podemos vê-la, e em alguns casos falar com e ela e até tocar, temos é que aprender o que perfeito para cada um de nós, e deixarmos de ser os eternos vilões.
post signature

Artigos que também poderás gostar

seja o primeiro a comentar!

REGRAS

* O comentário deve estar relacionado com o tema do post; *
* Não incluir links desnecessários no conteúdo do seu comentário; *
* O espaço dos comentários não é lugar para pedir parceria; *
* Ofensas pessoais, ameaças e xingamentos não são permitidos; *