Get creative on redbubble.com

Get creative on redbubble.com
Sunday, April 19, 2009

Mortalidade


Não se trata de crise existencial, nem tão pouco passar por uma situação onde ficamos ainda mais cientes da nossa mortalidade. Nada tão grave assim. Hoje por acaso estive assistindo o episódio piloto de Caprica a nova serie da sci-fi channel, que deve estrear no próximo ano, trata-se de uma prequel da fabulosa Battlestar Galactica, que é sem duvida uma das melhores series de ficção que já vi, pois possui uma característica única, que é se você gosta de ficção você vai adorar a serie, e se você não gosta, você vai amar a serie, pois o ponto principal, são as personagens, são as pessoas, e não o tradicional, seres do espaço de qualquer serie ou filme de ficção cientifica.

Mas voltando a Caprica, tirando a parte da "guerra" existente entre monoteísmo e politeísmo (o que também é assunto para outra conversa), onde até crianças são recrutadas, temos logo no inicio um cenário de uma vida, dentro de uma realidade virtual, onde uma das personagens morre na vida "real" mas dentro desta realidade, ela permanece viva.

É algo curioso, afinal sejam em filmes, livros, series, até mesmo musica, ou desenhos animados, nós estamos sempre vendo e revendo, e levando com imagens sons e frases, que falam da nossa própria mortalidade, e sempre procurando forma de escapar da morte.

Então após assistir esse episódio piloto, dei comigo pensando, e se realmente pudesse existir uma forma como eles disseram de copiar uma pessoa, para dentro de uma realidade virtual, e eventualmente trazê-la de volta num outro corpo, no caso robotico, ou se a tecnologia já existir, um clone onde faria-se um download direto para o cérebro "vazio" desse clone.

Afinal nós estamos sempre deixando rastros e rastros da nossa existência, ao longo de nossa vida, seja com analises medicas, DNA, scan de retinas, compras de supermercado, cartões de credito, tudo que pudermos imaginar. Hoje em dia grande maioria das coisas esta interligada, pela internet. Existem pessoas do outro lado do mundo, que nunca vimos, mas que sabem de nossa existência, e até mesmo nossos gostos.

E ainda tem mais, tudo o que nos define, é armazenado dentro de nosso cérebro. Nosso corpo físico não passa de uma casca. Não o que nos define, ele ajuda a expressarmos o que somos, mas não nos define. Não dizem sempre que o que importa, não é o aspecto externo, mas sim o que vai no interior. Pois bem, nosso corpo do cérebro pra baixo, na passa de uma maquina biológica, muito bem feita. Nosso cérebro é o melhor processador, que existe, capaz de armazenar dezenas de terabytes, que incluem nossas emoções, pensamentos, memorias, toda a nossa existência, e personalidade.

Se um dia existisse a tecnologia para conseguir copiar, e guardar toda essa informação, eu vejo cerca dois cenários acontecendo. O primeiro, sendo algo parecido é claro com aquilo que vimos quando surgiu o Matrix, onde as maquinas dominavam e nós não passavamos de pilhas descartáveis.

O segundo cenário, seria a meu ver pelo menos uma evolução para a raça humana. Claro que com um grave porém, em que casos deveria a tecnologia ser utilizada. Pois nossa mortalidade, é que faz com que nossa vida tenha sentido. Mas podia existir dentro deste segundo cenário, 3 possibilidades:

1ª, poderíamos optar o momento de por-mos fim a nossa existência, já dentro de um corpo cibernético ou clonado.

2ª, a medida que os corpos cibernéticos ou clones fossem se danificando por algum motivo, faríamos download para corpos novos, aumentando assim nossa experiência e conhecimentos. Claro que esta hipótese seria fantástica, na maior parte dos pontos de vista. Por exemplo no ponto de vista militar, o tempo que levaria para treinar um novo soldado, seria reduzido a um simples download.

3ª, poderíamos optar por viver dentro da realidade virtual em si.

Sem duvida trataria-se de um futuro curioso e interessante. Hoje em dia temos pesquisas de suspensão de animação, câmaras criogenicas. Tudo isso, para prolongar a vida. Seria interessante, se houvesse essa alternativa. Quem sabe os estudos já estejam sendo feitos, mas fechados a sete chaves, mantidos em instalações "Top Secret".

Isso até dá o que pensar.

Artigos que também poderás gostar

seja o primeiro a comentar!

REGRAS

* O comentário deve estar relacionado com o tema do post; *
* Não incluir links desnecessários no conteúdo do seu comentário; *
* O espaço dos comentários não é lugar para pedir parceria; *
* Ofensas pessoais, ameaças e xingamentos não são permitidos; *