Get creative on redbubble.com

Get creative on redbubble.com
Monday, August 17, 2009

E-mails. O monstro da nova era


E-mails não vêm do espaço, não tem escamas, não são feitos de lodo nem saem dum pântano, não sugam nosso sangue nem nada. Por isso não deveriam assustar de forma alguma, o que assusta é a estupidez humana. Afinal, não é preciso ser génio, técnico de informática ou programador, pra saber entender e trabalhar com o e-mail.

A internet já existe a muito mais de 20 anos, e o serviço de e-mail, foi um dos primeiros a surgirem nela. Incrível como até hoje ninguém sabe como se deve utilizar. Todo mundo sabe mandar um e-mail (raras são as excepções hoje em dia) mas ninguém pelos vistos sabe como se deve mandar um e-mail. E isso ainda não estou entrando na parte das correntes e dos vírus e etc, isso é logo a seguir.

Acho que se ninguém nunca aprendeu, nem recebeu uma ajuda, é chegada a hora de receber. Vou dar aqui umas pequenas dicas, básicas de etiqueta nos e-mails (até e-mails obedecem regras de etiqueta).

1- Quando forem mandar um e-mail, para mais de uma pessoa, não coloquem todos os endereços naquela caixinha do destinatário. usem o BCC, é um botãozinho discreto, que não revelará todos os endereços, para terceiros. (eu não preciso saber que enviaste um e-mail pra mim, e pra mais 20 pessoas que nunca ouvi falar na vida, nem muito menos saber o endereço deles).

2- Quando for fazer um reply ou um foward de algum mail, duas coisinhas que são da maior importância. aqueles fw:/ ou o re:/ que aparecem na caixa do assunto são pra apagar. no caso de um foward, a pessoa não precisa saber que se trata de um reenvio. E no caso do reply a pessoa que ler o mail já sabe que é um reply. Outra coisa extremamente necessária de se remover nesses dois casos é aquela listagem enorme de endereços, de pra quem esse e-mail já foi enviado. (alguma vez te perguntaste como que aquele seu endereço de e-mail que marcaste pra não ser divulgado, de repente todo mundo conhece, e tá cheio de publicidade. basta re-ler este ponto 2, até entender).

3- Mantenha o texto do mail simples e direto, e de preferência sem caracteres especiais, afinal você não sabe que programa o destinatario utilizará para ler.

Resumindo, de forma ultra rápida essas são as regras de etiqueta, agora outros cuidados e curiosidades, que convém saber.

* "se um e-mail é devolvido", não quer dizer obrigatoriamente que o endereço não exista, pode ser uma serie de coisas: digitaste mal o endereço ou algo mais simples como a caixa do destinatario esta cheia (leiam os mails de devolução, lá estão todas as respostas, basta ler)

* "correntes". uma das piores pragas que existe. 2 motivos, primeiro porque é completamente inutil (você não morre depois de uma semana, seu carro não pega fogo, não serás demitido, com certeza não vais ganhar na loteria, e acredita, não é por quebrares uma corrente inutil que vais deixar de encontrar o amor da tua vida. Participar na corrente também não vai ajudar em nada) e segundo porque todo mundo que participa nessas correntes, faz questão de publicar o teu endereço de e-mail, como se fosse em luzes de neon. (bcc existe pra alguma coisa, não é um botão de enfeite).

* "criança desaparecida, procura-se". se não tiver o nº do processo e dados detalhados da delegacia de policia onde foi dado entrada, não percam tempo. O máximo que desapareceu foi a inteligência de quem te enviou o mail. (acredito que o primeiro mail desses pode ter sido real, hoje, é tudo inutilidade publica. A criança já foi encontrada (viva ou morta) 10 anos antes de receberes esse mail, que se reparares bem, já o recebeste 15 anos atrás também). E se forem enviar pra mim um mail desses, favor usar o bcc. (pelo menos apago com gosto pois foi enviado corretamente)

* "preciso de sangue". Com a quantidade de bancos de sangue que existem hoje, e a quantidade de sangue em estoque que tem nos hospitais, queres que eu acredite nenhum serve pra você. Esse é dos mails que mais circulam por aí, e sinceramente, se o cara precisa de sangue, não vai ser um italiano com 15 anos de idade, que acabou de receber o e-mail e vai viajar pra china pra doar sangue. (e-mails circulam o mundo todo, principalmente esses. E antes que me esqueça BCC)

* "se o destinatario é desconhecido ou o assunto esta numa língua que não conheces", porque abrir? Já ouviram falar de viris? Ok! verdade que pro vírus entrar na tua maquina e você infectar a minha não basta abrir o e-mail, mas esse é meio caminho andado, pois tua curiosidade será minha inimiga, porque vai ter um link bonitinho no mail e você vai pensar "E se eu clicar aqui o que vai acontecer?" resposta é simples, infectaste tua maquina, e me enviaste o vírus em simultâneo, isso é que chamo multi-tasking. Se não conhece, não abre, é simples né? E se ficaste com vírus a culpa foi toda e exclusivamente tua.

Hoje em dia não existem desculpas pra essas falhas todas que as pessoas cometem com os e-mails, informação existe, o detalhe é que não interessa. "Se todo mundo faz errado, pra que vou fazer certo!" essa é a mentalidade existente.

Abaixos assinados; mails pedindo sangue; doações; criança desaparecidas; atualizações de dados, num banco que não conheço nem tenho conta (esse é um dos favoritos); correntes... é simples. Basta selecionar e clicar no botãoznho bonitinho com o nome "Delete" (ele também não esta lá pra servir apenas de enfeite)

post signature

Artigos que também poderás gostar

seja o primeiro a comentar!

REGRAS

* O comentário deve estar relacionado com o tema do post; *
* Não incluir links desnecessários no conteúdo do seu comentário; *
* O espaço dos comentários não é lugar para pedir parceria; *
* Ofensas pessoais, ameaças e xingamentos não são permitidos; *