Get creative on redbubble.com

Get creative on redbubble.com
Wednesday, November 26, 2008

Vulnerabilidade


Vulnerabilidade. Todos nós somos vulneráveis, por mais que tentemos negar, ou fingir que não. Seja fisicamente contra os perigos da criminalidade ou das guerras. Mas para esse tipo de vulnerabilidade inventaram armas, soldados, aulas de auto defesa. Mas a vulnerabilidade para qual não estamos nem um pouco protegidos, é a dos sentimentos.

Nós erguemos muralhas em torno dos nossos corações, fingimos que não é nada com a gente, que tudo nos é indiferente, e nada nos afeta. Mas lá no fundo sabemos que isso não adianta de nada. Fazemos isso para nos proteger-mos para evitar sofrimento. Pra evitar partirmos nossos corações, evitar decepções e ilusões. Mas sabemos que isso é inútil.

Por mais que tentemos evitar sentir qualquer coisa, é impossível resistir e evitar. Essa é a beleza e a angustia dos sentimentos, pois mesmo que não queiramos senti-los, nós vamos senti-los. a diferença é que se tentarmos evitar ou fingir que eles não existem, quando passarmos a senti-los será numa intensidade mil vezes maior do que deveríamos sentir.

As vezes acredito que a culpa desse sofrimento que temos seja apenas algo nosso, ninguém tem culpa. Afinal a outra pessoa não tem culpa de nos magoar tão profundamente se ela não souber que tem esse dom. Já no caso de outra pessoa nos magoar deliberadamente, aí sim, a culpa é tanto da outra pessoa como nossa. è 50 - 50, embora eu ache que seja mais 30 - 70.

Nós temos que ter a maior culpa, afinal nós é que confiamos cegamente muitas das vezes. Confiança é arma mais usada para nos machucar´, pois nós não sabemos como devemos emprega-la.

"Confiança só é perigosa quando dependemos dela"

Essa é uma das frases mais verdadeiras que existem, porque regra geral, quando nós confiamos em alguém, nós sentimos uma certa dependência nessa confiança e na pessoa em quem confiamos.

Confiança, Crença, sentimentos e sensações. tudo isso existe não só para nos fazer bem, mas também para nos magoarmos profundamente.

Uma amiga minha uma vez disse que quando eu e minha ex-namorada terminamos nossa relação, eu me tornei uma mercadoria danificada, e até certo ponto concordei com ela, depois essa mesma amiga, disse-me que eu tinha erguido não um muro, mas uma verdadeira muralha em torno do meu coração, e que nem mesmo ela conseguiu penetra-la.

Analisando friamente isso hoje eu concordo plenamente, basta ver o atual estado da minha vida afetiva. solteiro, sozinho, apenas com uma meia dúzia de amigos em quem confio, e uma muralha danificada onde nem sequer posso culpar a causadora desse dano, ou da dor infligida.

Sentimentos são uma coisa esquisita. São aquilo que ao mesmo tempo que nos torna mais forte, torna mais fraco. Que nos torna mais sábios, e ao mesmo tempo mais tolos. Sentimentos são aquilo que temos de mais nobre, e mais perigosos, e incontrolável dentro de nós.

Artigos que também poderás gostar

seja o primeiro a comentar!

REGRAS

* O comentário deve estar relacionado com o tema do post; *
* Não incluir links desnecessários no conteúdo do seu comentário; *
* O espaço dos comentários não é lugar para pedir parceria; *
* Ofensas pessoais, ameaças e xingamentos não são permitidos; *