Get creative on redbubble.com

Get creative on redbubble.com
Monday, September 28, 2009

Viver sem sentimentos. Possibilidade ou Loucura?


Dor
. Paixão. Sofrimento. Angústia. Raiva. Pavor. Medo. Desilusão. Ódio. Carinho. Amor. Alegria. Felicidade. Tristeza. Solidão. São todos sentimentos fortes, que todo ser humano possuí em uma altura ou outra. Muitos dizem que são sentimentos que ajudam a definir o ser, ajuda à nós descobrirmos a nós mesmos.

Dizem que não é possível viver sem sentimentos, algo que discordo completamente. Porque é possível viver sem dor emocional, não é possível é viver sem comida, sem oxigénio, sem água. Viver não é sofrer, viver não é ser feliz. Felicidade, sofrimento, amores e desamores, alegrias e tristezas. Isso são apenas bónus, que conseguimos na vida.

Você não precisa necessariamente de uma pessoa para te completar, para que você possa viver. Isso apenas torna vida mais agradável, tolerável e gostosa de se viver, mas não é algo com o qual não possas passar sem.

Você não pode viver sem respirar. Sem amar é possível. Você não pode viver sem comer. Sem sofrer é possível.

Sentimentos podem ser escondidos, erradicados, apagados de nossas mentes e corações. Temos o ditado "O que os olhos não vêem o coração não sente", o erro que cometemos com esse ditado é que associamos ele exclusivamente a vista, quando o devíamos associar a mente. "O que a mente não pensa, o coração não sente." (mesmo porque o coração nada mais é que uma bomba de fluidos, o cérebro é que gera os químicos que nossa mente interpreta como sentimentos).

É estranho uma pessoa romântica dizer isso, sem duvida que é, principalmente quando se trata de uma pessoa extremamente romântica, que não consegue assistir um filme como "What Dreams May Come" sem que surja alguma lágrima em seus olhos (homem também chora, e é saudável. Mentalidade machista é para ficar fora da internet, já basta ver machismo na sociedade) ou então se emocionar com a morte de George O'malley na "Anatomia de Grey" (eu realmente estava torcendo para que no inicio da temporada houvesse um milagre. Mas resolveram salvar a Izzy e não George uma loira gostosa realmente devia atrair mais audiências do que. um baixinho cheio de sentimentos e emoções. Assim já não podem trazer ele de volta do exército, sacanagem).

Mas é verdade você pode enterrar os sentimentos de tal forma profunda, que você até esquece que alguma vez os teve, como pode enterrar bem lá no fundo e eles não permanecerem enterrados, vindo depois como uma avalanche, um terremoto, maremoto, erupção tão forte, que você nem se aguenta de pé.

É possível viver sem sentimentos, ninguém o faz porque precisam dos sentimentos para saberem que estão vivas. Já não é apenas "Penso logo Existo" agora é "Penso... Sinto... Sofro... então é claro que Existo".

Viver sem sentimentos é como viver num mundo a parte. Nada esta certo, mas também nada esta errado. Vivo, existo e pronto, é só isso. faço meu trabalho, ganho meu dinheiro, sobrevivo, e acabou. Quando morrer... Morri!

Mas a verdade gigantesca que existe é. Que muitas pessoas quando chegam a esse ponto, preferem acabar com sua vida física (daí os suicídios). Curiosamente grande maioria, chega a esse ponto só depois de terem sofrido muito por amor. O sentimento principal dos românticos. Amor, paixão,.... combustíveis,  essenciais, para te iluminar o caminho da felicidade ou te destruírem completamente.

Viver sem sentimentos, ou sem ligar aos sentimentos é possível, mas para tal, é preciso maior coragem do que se entregar a um amor, ou de sofrer uma desilusão.

post signature

Artigos que também poderás gostar

16 comments:

Thais Linhares said...

Aproveito para agradecer pelo elogioso em meu blog e junto lançar um comentário neste. Bem encaixado neste meu dia, após uma noite um tanto angústiante de insônia. Cabeça repleta do que no coraçãi partiu. Não penso em mim como romântica, antes sou uma indefesa diante dos sentimentos.Hoje, só por hoje, vou procurar não sofrer por amor.

Sid Pracuch said...

o que é bonito foi feito pra ser apreciado, e os elogios quando merecidos têm mais é que ser dados.

Angústia e insônia, duas coisas que não deviam, mas costumam sempre andar de mãos dadas, e prejudicam muito a gente. Não vale a pena.

E sofrer de amor ninguém merece, pois nada nem ninguém merece que soframos por eles.

Andre said...

Eu tenho 25 anos e para mim, trabalhar para não morrer à fome, beber, alimentar-me e respirar oxigénio é tudo o que eu preciso para manter-me vivo, eu só funciono em técnicamente palpável e não em sentimentos nem em emoções. Eu só faço aquilo que penso e quero fazer, não me importo com ninguém e com nada a não ser aquilo que me interessa. Mas sou altamente bem educado, sou inofensivo e respeito toda a gente, isso é que interessa. E também cumpro as leis jurídicas e não cometo crimes, nem delitos e nem ilegalidades, isso é o que interessa, pelo menos tecnicamente, pois eu sou só matéria bruta e tecnicamente palpável! Não há qualquer lei que nos obrigue a ser outra coisa e não ser só isso. E como tal, em termos de horas vagas na vida pessoal, não me importo com nada e nem ninguém a não ser aquilo que me interessa e estou completamente na boa e relaxado a escrever isto! Sou completamente avesso e alheio a morais, éticas e convenções, tenho corpo para o ser! 1,90 cm e alguma massa muscular não chega para cumprir esxrupulosamente o meu serviço laboral e este absorver-e e eu trabalhar 8 horas por dia, e nas horas vagas da vida pessoal não me importar com ninguém e com nada, a não ser aquilo que me interessa, desde que eu seja escrupulosamente respeitador, altamente educado e não atinja e nem faça mal a ninguém?

Andre said...

E eu acho que tenho corpo e matéria bruta para ser assim e proceder assim até ao fim da minha vida, pois nunca me aproveito da minha condição fisica pra intimidar ninguem e sou escrupolosamente respeitador e inofensivo, e não faço mal a ninguem e nem nada para prejuicar ninguem! Além de ser completamente avesso a todas as vidas pessoais alheias

Sid Pracuch said...

Bem vindo André, obrigado pela sua visita.

Segundo o que entendi pelo comentário você concorda que é possível viver sem sentimentos, no sentido em que viver é sobreviver. Trabalho, me alimento, respiro. Sobrevivo ao dia a dia. O problema dos outros é dos outros, quero e vou viver minha vida relaxado, sem me chatear com ninguém, nem me chatear os outros.

Ou seja uma vida não controlada nem regida por emoções e sentimentos. Algo que concordo, pois apesar das emoções e sentimentos serem uma mais valia para o ser humano, nós não devemos ser regidos por eles, principalmente, quando paramos pra penar que determinadas emoções e sentimentos podem perturbar, atrapalhar ou até mesmos prejudicar decisões que podemos ter que tomar ao longo da vida.

Mas o fato de não sermos regidos pelas emoções e pelos sentimentos não chega a nos tornar completamente alheios ao ponto de sermos incapazes de sentir alguma emoção.

No caso, no meu pelo menos quando escrevi esse post, o viver sem sentimentos foi mais pela perspectiva, de ser possível nos desligarmos deles, para que pudéssemos sobreviver, fisicamente, e dar algum tempo, para podermos nos recuperar de qualquer emocional ou sentimental (regra geral relacionados com perda de alguma pessoa querida, ou relacionamento amoroso) que possamos ter sofrido.

Mas uma vida onde somos extremamente práticos, onde a coisas são ou não são, onde nos isolamos nas multidões, não chega bem a eliminar nossos sentimentos, mesmo porque na regra geral, somos levados a esse tipo de situação.

Eu acredito, que uma pessoa possa viver sem sentimentos, durante uma fase de sua vida, para que possa se recuperar, ou se fortalecer de algum tipo de desgosto emocional muito forte que tenha sofrido. Mas acho muito dificil, algo conseguir viver uma vida inteira, sem os sentimentos.

Eu acredito que o máximo que podemos fazer é coloca-los em xeque, e controlarmos a hora de suas manifestações, e não elimina-los completamente. pois é sempre quando menos esperamos ou não estamos preparados que eles se manifestam. E a única forma que que descobri de os controlar foi justamente coloca-los dentro de uma caixa imaginaria dentro da miha mente, e coloca-la bem lá no fundo, de forma a quando estiver pronto, ou quando souber lidar com eles, poder abrir essa caixa...

Mais uma vez André, obrigado pela visita, e volte sempre.

Andre said...

As unicas coisas que eu levo a sério na vida é respeitar os outros, ser altamente educado e inofensivo e não tratar mal e nem desrespeitar ninguém, as questões de saúde, de dinheiro e de trabalho o resto é conversa que não me afeta, pois eu tenho 25 anos, 1,90 cm e palpávelmente muito homem pra me afetar com coisas que não tenham a ver com uestões de saúde ou doença e de dinheiro ou trabalho!

Andre said...

Por exemplo, se eu quiser, vou para a praia com fatos de banho tanga fio dental. Para qualquer praia, pois nas praias têxteis só é proibido andar integralmente nu, mas em nenhuma praia é proibido o uso da tanguinha fio dental e eu se quiser vou à praia e estou assim, pois sou superior, pelo palpavelmente, a moralismos!

Unknown said...

Gostei muito do seu texto e concordo plenamente com voce,nos seres humanos nao precisamos de sentimentos para viver por que quase sempre esses sentimentos penas atrapalham nossas vidas!!!,trazendo angustia ,dor e tristeza !!!
Como diz Fernando Pessoa:

Nao so quem nos odeia ou nos inveja
Nos limita e oprime; quem nos ama
nao menos nos limita
que os deuses me concedam que, despido
de afetos, tenha a fria liberdade
dos píncaros sem nada.
Quem quer pouco, tem tudo; quem quer
mada. É livre; quem nao tem, e nao
deseja,
Homem, é igual aos deuses

Unknown said...

Concordo plenamente. Depois de muito tempo que sofri, há 1 ano descobri viver sem sentimentos... É mesmo impressionante. Nada me abala. Nem o que deu certo, nem o que deu errado. Descobri que desta forma a vida é muito mais fácil. É leve ao extremo.

Quem te vê, pensa que vc é uma rocha. Na verdade só vejo as coisas de uma forma muito mais simples. Quando não se envolve sentimentos, consegue-se resolver qq pendencia ou situação.

Ótima postagem!

Mirelle.

Sid Pracuch said...

Phelipe: Obrigado pela visita, e é isso mesm,o nós como seres humanos, temos o bonus, de não sermos governados por sentimentos e instintos, e podemos optar, por ignora-los ou não.

Mirelle: Obrigado também pela sua visita. E realmente nos tornamos praticamente rochas, quando deixamos de nos reger pelos sentimentos e emoções que nos rodeiam. Não é tornar a vida mais fácil, mas sim mais objetiva, sem termos sentimentos nos segurando. Ponderamos tudo com mais logica e clareza, tornando assim "mais fácil".

Mais uma vez obrigado pela vistia e voltem mais vezes.

Rafrinha said...

Voçe tem razao quando vivemos sem sentimentos as coisas pareçem bem mais simplis e tambem fica muito mais façil cumprir nossos objetivos com mais façilidade e tranquilidade nao é viver sem sentimentos é viver com o minimo poçivel e quando algun escapar esconder eli naos deichar que elis saiao e aprender com cada um a supera-lo com cada deslize a força aumenta, aumenta para poder reagir da proçima vez a esses "bonus" bom e isso que eu acho adorei o post

Clara Lis said...
This comment has been removed by the author.
Clara Lis said...

Desculpa-me, André, mas vc está carregado de sentimento!

Clara Lis said...

Em virtude do que há exposto, pergunto: É possível existir ausência de sentimento em um sorriso verdadeiro?

Sid Pracuch said...

excelente pergunta, Clara. e também acho que em sorriso verdadeiros é impossivel não existir sentimentos, sorrisos verdadeiros e puros. Dificuldade que existe neste exemplo é reconhecer se são verdadeiros, hoje em dia infelizmente existem excelentes "atores".

Unknown said...

Queria viver sem sentimentos existe alguma escola para isso ou treino obs.ja me fudi bastante

Post a Comment

REGRAS

* O comentário deve estar relacionado com o tema do post; *
* Não incluir links desnecessários no conteúdo do seu comentário; *
* O espaço dos comentários não é lugar para pedir parceria; *
* Ofensas pessoais, ameaças e xingamentos não são permitidos; *