Get creative on redbubble.com

Get creative on redbubble.com
Thursday, November 12, 2009

Porque as pessoas mentem?

"Por que as pessoas mentem, quando sabem que serão descobertas?", "Porque as pessoas insistem em mentir?", "Porque que quem mente não sabe mentir?". Essas são algumas das perguntas que nos fazemos com certa freqüência. Principalmente quando descobrimos alguém nos mentindo.

Não vou dizer que sou um detector de mentiras ambulante (gostava, mas não sou), mas consigo ver quando determinadas pessoas estão mentindo para mim. Pois existem determinados tiques, que todo mundo tem, determinadas posturas, atos e etc.. que elas nem reparam que estão fazendo que nos dizem se estão mentindo ou não.

Infelizmente não conheço todos, mas conheço alguns suficientes, para saber (pelo menos das pessoas mais próximas) se estão me mentindo ou não. Isso tudo claro, no caso de uma mentira normal. Mas existe um outro caso de mentira, que todo mundo aceita, exceto no momento em que sai machucado por ela. A mentira de amor.

O autor Harlan Ellison disse "No minuto que as pessoas se apaixonam, elas se tornam mentirosas". Afirmação mais verdadeira que essa não existe. Porque realmente quando nos apaixonamos nós começamos a mentir, não no sentido de traição (exceto em triângulos amorosos é claro), mas no sentido de satisfação, pois queremos que a relação de certo, queremos dar tudo por tudo pra que de certo.

Mentimos sobre o que queremos realmente sobre estar satisfeitos ou não mentimos até para nós mesmos de estarmos felizes ou não, e pra que? Pois se estivermos insatisfeitos e infelizes numa relação não prejudicamos somente a nós, mas nosso(a) companheiro(a) também. Então pra que? A resposta é simples, mentimos por simples comodismo.

No caso de triângulos amorosos e traições o motivo da mentira é mais obvio ainda. Vergonha, pois sabemos que foi errado o que fizemos que aquela facada nas costas era algo que nosso amigo não merecia, que enganar a mulher que nos ama incondicionalmente e deposita sua vida em nossas mãos, é algo sem perdão.

Acho que o ser humano mente, pra testar seus limites, pra saber até onde ele consegue ir sem ser descoberto, por isso que as mentiras vão aumentando de escala depois. Começa com a barra de chocolate que sumiu da dispensa, e em alguns casos termina com "eu não matei aquele homem". Varia de caso pra caso.

Absurdo pra mim, não é o fato de mentirem, mas sim o fato de mentirem quando sabem que sabemos a verdade. Mas insistem. No caso de uma foto assim mais "sensual" e dizem que estavam a pensar em você na hora que foi tirada, e sabemos que a foto já existe a mais 5 meses antes de te conhecer. Quando alguém resolve abrir aquela garrafa de vinho especial que estavas guardando com tanto cuidado, e a pessoa jura que não foi ela e afirma que foi você que abriu. E claro a mentira mais querida que pode haver com um casal, que é do tipo o cara gostar de azeitonas, mas porque a garota em que ele esta interessado gostar ainda mais, ele diz que detesta azeitonas, e ela pode ficar com todas, seja no meio de uma refeição ou onde quer que seja. é uma mentira até saudável.

E uma dica, contrario ao conhecimento popular o cara que tá mentindo na tua cara, não vai desviar o olhar, dos teus olhos, o que desvia é a pessoa que tá com vergonha do que fez, e tem de admitir o erro. O cara que mente, vai querer olhar no fundo dos teus olhos e se admirar, por saber que tá conseguindo te enganar, é um lance de auto gratificação...
post signature

Artigos que também poderás gostar

seja o primeiro a comentar!

REGRAS

* O comentário deve estar relacionado com o tema do post; *
* Não incluir links desnecessários no conteúdo do seu comentário; *
* O espaço dos comentários não é lugar para pedir parceria; *
* Ofensas pessoais, ameaças e xingamentos não são permitidos; *