Get creative on redbubble.com

Get creative on redbubble.com
Wednesday, November 4, 2009

Sofrer por amor que não merece

Amar e sofrer são dois lados da mesma moeda. Para alguns os dois estão até do mesmo lado, pois não existe amor sem sofrimento. Para outros só quem não sabe o que é bom no amor é que sofre com ele. Para mim sofrer é um componente do amor. É impossível de evitar.

E existe uma explicação bem simples para isso. Amar é sofrer, porque quando amamos, ou estamos apaixonados, nós sempre entregamos uma parte preciosa e delicada de nós mesmos para outra pessoa, na esperança que ela trate e tome conta dessa parte, com todo o cuidado possível e impossível. Infelizmente isso nunca acontece.

Infelizmente ninguém tem o cuidado necessário com essa parte, infelizmente somente nós estamos preparados para cuidar dela. Não é que a pessoal seja mal intencionada (em alguns casos são), não é que a pessoa não esteja preparada (em alguns casos não está), mas ao nos entregarmos a alguém, passamos de certa forma a depender desse alguém. Ela torna-se parte da gente, e pessoas mais parecidas que sejam, em suas formas de pensar e amar, ainda são extremamente diferentes. Por isso não existe amor que não merece.

Existe sim, pessoas que não merecem nosso amor, não me refiro a amores platônicos, amores impossíveis, amores dos nossos sonhos, mas sim aqueles casos em que amamos alguém e esse alguém deliberadamente faz tudo para nos magoar, para nos marcar, para nos machucar profundamente, ao ponto de um dia nos levar ao desespero, ao ponto de querermos desaparecer, nos "auto-destruir".

Essas pessoas sim não merecem nosso amor, mas é praticamente impossível descobrir quem essas pessoas são, antes de as amar, antes de se apaixonar, porque regra geral esse tipo de pessoas mudam o tipo de comportamento somente depois do relacionamento ter começado, somente depois de nos entregarmos. Pois é quando estaremos mais vulneráveis e nos deixaremos magoar, nos deixaremos machucar, e vamos inventar mil e uma desculpas, e acreditar que é assim mesmo que as coisas funcionam e devem ser.

Iremos achar que esse é o tipo correto de sofrimento que amor deve trazer, mas não é assim que as coisas funcionam, nós não devemos sofrer só para que outros se sintam bem com nosso sofrimento. O sofrimento no amor, vem de angustia, vem de possibilidade de perda, mas é um sofrimento dividido, por dois, se um sofre o outro também sofre, e tem por obrigação se apoiarem um ao outro.

Parece um tanto utópico, um tanto romântico demais, mas sofrimento de amor é assim. Sofrimento de amor vem de perda geralmente. Mas o sofrimento de amor, no meu ponto de vista pelo menos, deve acabar no momento que a relação acaba. Porque se uma relação amorosa independente dos anos que durou, chega ao fim, significa que ela não era para ser simplesmente, significa que seu fim estava marcado no momento em que começou. Sofrer por algo que poderia ter sido mas não foi nem será, não é sofrimento mas sim tortura. E ninguém merece que soframos por ela, pois ninguém é superior a nós no que diz respeito ao amor, podemos ter superiores nos empregos. Mas no amor todos nós somos iguais.

Por isso não existe nenhum amor que não merece. Existem pessoas que não merecem ser amadas, que não merecem nosso sofrimento por elas, nosso choro, tristeza e agonia. Mas todo amor traz sofrimento, e não existe nenhum amor que seja uma mar de rosas, e só alegrias. Esse é o sonho onde todos se perdem.

Amar é sofrer, mas não é sofrer sozinho. Com o sofrimento é que nós acreditamos realmente que estamos amando alguém, esse sofrimento é que traz realidade ao sonho e mantem nossos pés no chão.

Amar não é sofrer sozinho, não é amar quem não merece ser amado e sofrermos com isso. Porque um amor de verdade mesmo, traz seu sofrimento, mas é aquele sofrimento suportável, que acaba se tornando aquele tipo "bom" de sofrimento. O sofrer de realização, de lutar para vencer, sofrer parar alcançar em conjunto, uma recompensa que irá compensar todo o sofrimento que passaram em conjunto e aí sim, poder realmente gozar da alegria e felicidade.
post signature

Artigos que também poderás gostar

2 comments:

Felina Mulher said...

Meu querido, hj eu senti na pele estas tuas palavras, eentreguei meu coração a uma pessoa que só o despreza e parece que sente-se feliz om isso.Luto contra esse sentimento e tenho esperança de um dia me livrar disso tudo.
Paaso a seguir-te apartir de hj e espero receber uma visita tua.

Um Feliz 2010 pra vc!
beijos.

Sid Pracuch said...

Felina obrigado pela visita, e espero te ver aqui mais vezes. E pode aguardar, que eu vou dar, não uma, mas varias visitas.

Quanto essa luta contra o sentimento, podes ter certeza que vais ganhar. Coração, tem dessas coisas, é teimoso, e teima justamente, quando não deve, mas ele sempre acaba aprendendo, que não merece sofrer, seja por quem for.

Beijos e um feliz 200 pra vc tb!!

Post a Comment

REGRAS

* O comentário deve estar relacionado com o tema do post; *
* Não incluir links desnecessários no conteúdo do seu comentário; *
* O espaço dos comentários não é lugar para pedir parceria; *
* Ofensas pessoais, ameaças e xingamentos não são permitidos; *