Get creative on redbubble.com

Get creative on redbubble.com
Wednesday, October 8, 2008

Sociedade Violenta

Pois é... no meio do que parece ser a maior crise financeira da atualidade.. eu vou puxar o assunto pra um outro lado... afinal de índices de bolsas de valores, dramas mediáticos, e jornais querendo alcançar audiência máxima causando pânico nas pessoas, estamos fartos, e claro pra isso bastava ligar a televisão e já não tinhamos mais do que falar.

Eu vou puxar o assunto, mais para o lado do que nós como pessoas nos tornamos nos últimos tempos, não estou falando de ninguém especifico mas sim no geral. ficamos muitos mais mórbidos e "sedentos" de sangue do que se podia imaginar. basta ver nos filmes de hoje em dia, sangue, sangue e mais sangue; depois são membros mutilados, coisas nojentas, e assim por diante. Quando que antigamente deixávamos tudo pra imaginação do espectador.

Eu assisti a pouco tempo um que é uma pérola clássica, do cinema de horror, ok. Um sub-género na verdade, porque foi uma ficção cientifica de horror. "
Plantet of the Vampires (1965)". Um filme de terror inteiramente psicológico, sem uma gota de sangue. Um ou dois flashs de cenas muitíssimo fortes pra época, e quando digo flashes é um máximo de 2 segundos nem isso. E temos um filmes muito interessante, que pra quem se deixar levar pela historia até chega a assustar. É verdade que a atuação não era fraca, era pior que isso.


Trailer Planet of the Vampires

Mas enfim esse filme hoje em dia, ou tantos outros muito bons e quando digo muito bons é porque realmente gosto deles, e não são necessariamente filmes de horror, como por exemplo "
Starcrash (1978)" que é praticamente um rip-off engraçado e por acaso até bem concebido do starwars com uma boa atuação de Caroline Munro, e pra surpresa de muitos uma atuação pelo menos razoável de David Hasselhoff, mas não deixa de ser um rip-off, "The Forbidden Planet (1956)" Leslie Nielsen não fez só comédias, como "Naked Gun", "The Black Hole (1979)" (um filme da disney com uma temática muito sombria), "At the earth core (1976)" entre outros ficariam espectaculares com efeitos atuais e os recursos de CG que disponibilizamos hoje, esses filmes se tornariam fenomenais, mas infelizmente por termos mais recursos iríamos estragar duas coisas. 1º iríamos estragar as partes de terror colocando gore a mais , e 2º o limite de recursos da época transformava-os em verdadeiras obras de arte. E como sempre que tentamos homenagear obras de arte no cinema temos tendência a exagerar nos efeitos, melhorando o que não precisava ser melhorado, e estragando o que precisava desesperadamente de melhoria.


Trailer of StarCrash

Hoje não temos filmes que mexam psicologicamente com a gente, seja causando terror ou alegria, temos é filmes de forte impacto visual, filmes em 3D, filmes com sangue e mutilações exageradas. E a volta dos Grindhouse com "
Planet Terror (2007)" e "Death Proof (2007)" de Tarantino e Rodrigues são os melhores exemplos atuais disso, apesar de serem filmes exagerados no sangue, até estão muito bom, diria até engraçados.


Trailer of GrindHouse

O que me leva ao ponto novamente de que hoje precisamos de coisas macabras, horripilantes, até mesmo nojentas no cinema, pra conseguirmos ter um tiquinho de terror nos filmes atuais.

Nós nos tornamos uma sociedade muito violenta, onde até nossa escapatória da realidade que seriam os filmes se tornaram quase tão violentos quanto o dia a dia.

Artigos que também poderás gostar

seja o primeiro a comentar!

REGRAS

* O comentário deve estar relacionado com o tema do post; *
* Não incluir links desnecessários no conteúdo do seu comentário; *
* O espaço dos comentários não é lugar para pedir parceria; *
* Ofensas pessoais, ameaças e xingamentos não são permitidos; *